Alegria, interação e surpresas marcam visita de alunos à exposição Água de A a Z

A mostra está em cartaz no Horto Municipal em Serra Sede, até 7 de julho

Texto: Djeisan Maria - Foto: Edson Reis

Olhinhos curiosos e atentos a cada nova descoberta marcaram a visita dos alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF) Hélio Ferraz à exposição “Águas de A a Z”, que aconteceu nesta terça-feira (30).

Cerca de 50 grupos de estudantes estão agendados para explorar a exposição, que acontece no Horto Municipal, em Serra Sede, até o dia 7 de julho.

Maria Laura, de 10 anos, disse que adorou o percurso, pois aprendeu muitas coisas sobre os cuidados importantes que devemos ter com o planeta. “A terra está machucada e precisamos cuidar bem dela para viver aqui. Essa exposição é muito importante porque a gente pode ensinar o que aprendeu para outras pessoas”, disse Maria.

Nycolas Davi, de 9 anos, ficou encantado em saber mais sobre a importância da água nas nossas vidas e as interações a que teve acesso. “Muito top, porque estamos estudando sobre a água na escola e a exposição mostra muitas coisas, na prática. Eu adorei a experiência de colocar a mão no recipiente fechado e sentir os estados da água. É uma surpresa gostosa”, avaliou Davi.

A professora Patrícia Saraiva Rangel, docente há 25 anos, pontua que esse tipo de visita enriquece muito o conteúdo abordado em sala de aula. “Sabemos que o aluno absorve melhor o conhecimento quando é explanado de uma forma lúdica e prazerosa como aconteceu durante a exposição”, afirma Patrícia.

Mais de 4,6 mil alunos da rede de ensino da Serra visitarão a mostra que aborda as mais diversas representações da água nos âmbitos artísticos, científicos e culturais. O objetivo principal é destacar, de forma criativa e profunda, a importância de refletirmos sobre a água.

Visitação

A exposição está em cartaz Horto de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e, aos sábados, das 10 às 17 horas. A Serra, por meio das secretarias de Educação (Sedu), Meio Ambiente (Semma) e de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), é a segunda cidade brasileira a receber a mostra interativa.

Durante a semana, para visitação em grupo, somente mediante agendamento pelo e-mail: expoaguaserra@arquiprom.com.br. Aos sábados, serão oferecidas oficinas abertas às comunidades com artistas locais em alusão ao tema. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/expoaguaoficinas.

A exposição "Água de A a Z" foi criada pela Arquiprom e pela Tomara! Educação e Cultura, com o patrocínio do Instituto Aegea, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal.