Alunos começam cursos profissionalizantes do Qualis Serra: O céu é o limite

Programa atende cerca de 200 pessoas e é uma parceria entre a prefeitura e o Senai

Alunos começam cursos profissionalizantes do Qualis Serra: O céu é o limite

Texto: Elisa Rangel - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Cerca de 200 alunos selecionados e matriculados no Qualis Serra, programa da Prefeitura da Serra em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), começaram a vivenciar a sala de aula na última segunda-feira (25), quando foi realizada a aula inaugural.

Na ocasião, os alunos foram recebidos no Cras de Laranjeiras pela secretária municipal de Trabalho Emprego e Renda (Seter), Cláudia Silva, e pelo secretário adjunto da Seter, Renato Ribeiro, assim como pelo gerente de Educação do Senai, Maximiliano de Oliveira Alves.

O objetivo do Qualis Serra é propiciar o acesso a oportunidades no mundo do trabalho através da qualificação profissional. O investimento da prefeitura é de R$ 377.962,99.

“O Qualis Serra vai ser um divisor na vida de vocês. Com a qualificação profissional, o céu é o limite para quem está em busca de espaço no mercado de trabalho. Conhecimento não ocupa espaço, mas nos leva a lugares que a gente nunca imaginou. A ausência da qualificação tem sido um grande desafio, mas temos certeza de que vocês vão aproveitar essa grande oportunidade”, declarou.

Na aula inaugural, os alunos ouviram a palestra sobre Inteligência Emocional, ministrada pelo coordenador do Núcleo de Assistência PsicoSocial da Findes, Sérgio Gonçalves de Oliveira.

Dentre os alunos, munícipes assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), egressos do sistema penitenciário, mulheres vítimas de violência doméstica e pessoas em situação de rua.

O gerente de Educação do Senai, Maximiliano de Oliveira Alves, também presente na aula inaugural, destacou a parceria com a prefeitura.

“Parabenizo a Prefeitura da Serra que mostra, com o Qualis Serra, que está preocupada em qualificar e gerar emprego e renda. Não falta emprego, faltam profissionais qualificados, e esses cursos chegam para ajudar a suprir essa demanda. São 200 vagas, são 200 vidas que serão transformadas. Temos certeza que esses cursos vão transformar a vida de vocês. Ao final, vocês vão falar: ‘valeu a pena, mudou a minha vida, mudou a minha história’”, afirmou Maximiliano.

Na aula inaugural, o secretário adjunto da Seter destacou para os alunos o motivo da escolha dos cursos, reforçando da preocupação em direcionar os munícipes para o mercado de trabalho.

“Esses cursos não foram escolhidos por acaso. São cursos que estão sendo demandados pelo mercado e vocês terão uma oportunidade excelente para se qualificarem”, afirmou Renato Ribeiro.

OS CURSOS

São ao todo cinco cursos ofertados: Assistente de Planejamento, Programação e Controle da Produção; Caldeireiro; Mecânico de Máquinas Industriais; Soldador de Estruturas no Processo MAG; e Soldador no Processo TIG.

As aulas serão ministradas no Senai Serra, em Civit I, nos turnos matutino e noturno, com turmas formadas por cerca de 24 alunos cada e que terão duração entre dois a cinco meses.

A formatura está prevista para ocorrer em dezembro.

DEPOIMENTO DE ALUNOS

“Mudar de vida”
“Estou numa expectativa muito grande com o curso de soldador. Sei que eu posso mudar de vida através dele. Já cheguei a trabalhar em duas empresas, mas hoje estou sem trabalho e, há um mês, vivo no abrigo noturno da prefeitura. Vou me dedicar muito para estudar e mudar de vida com essa oportunidade”.

Alecir Monte de Oliveira, 35 anos, aluno do curso Soldador no Processo TIG

“Independência financeira”
“Eu passei mais de 10 anos sofrendo violência doméstica e perdi muitas oportunidades, mas estou agora retomando a minha vida. O Qualis Serra é uma oportunidade de eu mudar de vida. A maior parte das mulheres vítimas de violência volta para o convívio com o agressor porque não tem como sobreviver financeiramente. Mas eu quero e vou em busca da minha independência financeira”.

Auxiliar de cozinha, 37 anos, aluna do curso de Soldador de Estruturas no Processo MAG