Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos acontece neste sábado (16)

O evento faz parte das comemorações dos 175 anos da Insurreição do Queimado

Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos acontece neste sábado (16)

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Everton Nunes/PMS

No próximo sábado (16) acontece a 12ª edição da Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos, evento que celebra o aniversário da Insurreição de Queimado, que neste ano completa 175 anos.

A celebração faz alusão à data da insurreição, que aconteceu no dia 19 de março de 1849. Para participar da caminhada noturna, é necessário realizar inscrição prévia através do formulário disponível em https://forms.gle/y49egVos7XQfBTJb8

O início da caminhada será na Praça Chico Prego, em Serra Sede, com concentração a partir das 21 horas.  O percurso total da caminhada tem 17 Km, e haverá uma parada Afro Cultural no Recanto Morro do Céu, das 2h às 3h, chegando ao destino final, as Ruínas da Igreja de São José do Queimado, por volta das 6h.

A participação é gratuita, mas vale ressaltar que as vagas são limitadas. Para mais informações, basta entrar em contato pelo número  (27) 98182-0720 (celular ou Whatsapp).

Celebração

Após a caminhada, acontece a 15ª Celebração Inter-religiosa, com o tema "Queimado Ressurgindo na Luta do seu Povo e Contando a História de seus Ancestrais". O evento é realizado pelo Fórum Chico Prego, em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra.

A celebração relembra a trajetória dos escravizados da antiga Vila do Queimado, destacando os movimentos de resistência que surgiram durante o período escravista. Um desses movimentos foi liderado pelos próprios escravizados, que manifestaram sua revolta após uma promessa não cumprida.

Na época, o Frei Gregório José Maria de Bene havia prometido a alforria aos escravizados em troca da construção de uma igreja. No entanto, após a conclusão da obra, a liberdade não foi concedida, resultando em uma revolta que, infelizmente, levou punições severas aos participantes.

Um diferencial neste ano é a realização da 1ª Corrida de Queimado, a ser realizada no dia 24 de março, com percurso de 16 km.