Janeiro Branco: saiba onde buscar serviços de saúde mental na Serra 

Na Serra, a Secretaria Municipal de Saúde tem implementada a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

Janeiro Branco: saiba onde buscar serviços de saúde mental na Serra 


Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação/PMS

Campanha com início em 2014, o Janeiro Branco comemora 10 anos de existência neste mês. Durante este período, as ações de conscientização se voltam para a importância dos cuidados com a saúde mental, tema cada vez mais relevante nas discussões sobre políticas públicas de saúde no Brasil. 

Na Serra, a Secretaria Municipal de Saúde tem implementada a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que, na Atenção Primária em Saúde, disponibiliza serviços como o atendimento no Consultório na Rua - que acompanha, monitora e atende as pessoas em situação de rua, articulando com outros serviços de saúde e outras políticas para à assistência dessa população.

É possível encontrar apoio nas 40 unidades de saúde da Serra, sendo que as seis Unidades Regionais de Saúde (Valparaíso, Jacaraípe, Novo Horizonte, Feu Rosa, Serra Dourada e Serra Sede) contam com equipes de Saúde Mental de referência, além da Unidade Básica de Saúde de Nova Almeida.

Centros de Atenção Psicossocial

Já a Atenção Secundária à Saúde conta com três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), CAPS Infantojuvenil, CAPS Álcool e Drogas e CAPS Transtornos.

Os CAPS são unidades especializadas que têm como finalidade a reinserção social pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitárias.

As pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas podem recorrer ao CAPS AD, em Laranjeiras.

Já o CAPSi (Infantojuvenil), em Morada de Laranjeiras, atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos com comprometimento psíquico, como autismo, psicoses, neuroses graves, bem como necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Há ainda o CAPS Transtorno, em Jardim Limoeiro, que oferece serviço de atenção psicossocial destinado a adultos acima de 18 anos com transtornos mentais graves e persistentes.

Ambulatorial e pronto atendimento

Como forma de atendimento ambulatorial, há médico psiquiatra lotado no Ambulatório Municipal de Especialidade (AMES), com agendamento via regulação pelas unidades de saúde da Serra.

A Serra conta, ainda, com as Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) 24 horas de Carapina, de Castelândia e de Serra Sede para os atendimentos de urgência e emergência. Para mais informações sobre os serviços da área de saúde mental, o paciente pode procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa.