Prefeitura da Serra agora conta com o serviço de Ouvidoria do SUS

O serviço foi implantado para intermediar as relações entre os cidadãos e os gestores do SUS

Prefeitura da Serra agora conta com o serviço de Ouvidoria do SUS

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Divulgação

Estar ainda mais perto do munícipe oferecendo, às famílias serranas, um importante canal de participação social. Uma porta de entrada que leva a população à avaliação dos serviços prestados pela Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), que está preparada para receber sugestões para melhoria dos serviços.

Essa é a descrição da Ouvidoria do SUS, serviço que foi implantado, pela Prefeitura da Serra, para intermediar as relações entre os cidadãos e os gestores do SUS, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua, com fortalecimento da cidadania e da transparência.

A Ouvidoria do SUS é setor responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações de providências dos cidadãos quanto aos serviços e atendimento prestados pelo SUS e  tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do munícipe na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.

Você deve estar se perguntando: Por que Ouvidoria do SUS, sendo que a prefeitura ter sua Ouvidoria? Hoje, a Prefeitura da Serra tem o ouvidor-geral, do setor da Controladoria, que recebe as reclamações, sugestões e distribui entre as secretarias.

Agora, com a Ouvidoria do SUS, a Sesa vai fazer a gestão da sua ouvidoria. A Saúde da Serra vai deixar de fazer parte da gestão integrada. Com isso, vamos não simplesmente responder as demandas, mas fazer o monitoramento e avaliação da gestão, identificando os pontos fracos para melhorá-los. Transformando a participação da população em algo concreto, a partir de uma avaliação dos índices, fazendo uma análise do material recebido, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhora dos serviços prestados.

A Ouvidoria do SUS vai possibilitar, sobretudo, o contato com o usuário, tanto presencial quanto por telefone ou pelo site da Prefeitura da Serra, situada na Secretaria de Saúde da Serra, localizada no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe. O atendimento presencial acontece de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

Ouvidoria do SUS

Atendimento presencial: De segunda a sexta, das 8 às 17 horas, na Secretaria de Saúde da Serra, localizada no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.

Telefone: 3252-7302

Site da Prefeitura da Serra: http://transparencia.serra.es.gov.br/eouvidoria.aspx