Serra amplia locais de vacinação contra a raiva em humanos

São 21 unidades básicas de saúde e 3 UPAs oferecendo o serviço

Serra amplia locais de vacinação contra a raiva em humanos


Texto: Dayana Souza - Foto: Freepik

A Secretaria de Saúde da Serra ampliou os pontos de vacinação antirrábica humana no município e agora conta com mais seis novos locais de atendimento. A partir desta sexta-feira (7) o imunizante está disponível em 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) da cidade, garantindo mais acesso e comodidade à população.

O objetivo da ampliação é garantir mais agilidade no atendimento às pessoas que tiveram contato com animais potencialmente transmissores da raiva, como cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos silvestres. A vacina é indicada em casos onde a pessoa foi mordida, arranhada ou teve lambedura de mucosas por animais suspeitos ou desconhecidos. 

Os novos pontos são nas UBSs de Jardim Carapina, Planalto Serrano – Bloco A, Vila Nova de Colares, Oceania e Laranjeiras Velha e José de Anchieta. A imunização é gratuita e realizada mediante avaliação do profissional de saúde, que define a necessidade e o esquema de doses conforme cada situação. E em casos mais graves, o paciente deve procurar as UPAs.

“A ampliação dos pontos de vacinação reforça o nosso compromisso em proteger. A raiva uma doença muito grave, mas totalmente evitável com a vacina. Queremos sempre facilitar a vida dos munícipes. Oferecer a vacina em mais locais é também dar mais conforto aos serranos”, destaca a secretária municipal de Saúde, Fernanda Coimbra.

A vacina está disponível em 21 UBSs, de segunda a sexta-feira. O horário é de acordo com o funcionamento da sala de vacina de cada unidade. Já nas UPAs de Serra-Sede, Carapina e Castelândia, as vacinas são aplicadas apenas aos sábados, domingos e feriados até 17 horas. E para quem já iniciou as doses, o Shopping MontSerrat também é um ponto de vacinação, mediante agendamento.

Para receber o atendimento, se possível, é bom ter informações sobre o animal envolvido, como espécie, aparência, local do ocorrido e se o animal é conhecido ou se tem algum responsável.

Proteção e prevenção
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de manter os animais domésticos vacinados contra a raiva e de procurar atendimento imediatamente em caso de acidentes com animais.

A raiva é uma doença infecciosa viral que ataca o sistema nervoso central e tem letalidade próxima de 100%, tanto em animais quanto em humanos. A vacinação é a principal forma de prevenção.