Serra é palco de competição internacional de bodyboard com as melhores atletas do mundo

O evento vai até o dia 21 e encerra a temporada feminina do Circuito Mundial de Bodyboarding

Serra é palco de competição internacional de bodyboard com as melhores atletas do mundo


Texto: Roberta Pelissari - Foto: Divulgação

Para quem ainda não tem programação do fim de semana na Serra, a dica é assistir às feras do bodyboard mundial, no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025, realizado na praia de Jacaraípe. O evento, que iniciou nesta quinta-feira (11), acontece até o 21 de setembro, das 8h às 16h, na praia do Solemar e marca o encerramento da temporada feminina do Circuito Mundial de Bodyboarding, definindo as campeãs nas categorias Profissional, Pro Junior e Máster. A expectativa é reunir cerca de 120 atletas de mais de dez países, com premiação de 45 mil dólares, o equivalente a R$ 250 mil. 

A competição reunirá as três primeiras colocadas do ranking mundial: Alexandra Rinder, da Áustria; Namika Yamashita, do Japão; e Joana Schenker, de Portugal. Além delas, quatro brasileiras do top 10 Profissional estarão na água, incluindo as capixabas Maylla Venturin, Neymara Carvalho e Bianca Simões, além da carioca radicada no estado, Maíra Viana. Entre as Máster, destaque para Mariana Nogueira, campeã em 2024, e Catarina Souza, de Portugal. Na Pro Junior, a chilena Constanza Souto já confirmou presença.

Além das disputas valendo pontos no Circuito Mundial, a programação incluirá categorias especiais, como a de Paratletas e a Mães&Filhos, ambas sem caráter competitivo oficial. O evento também contará com ações sociais e ambientais, como limpeza de praia, aulão social, Desafio das Campeãs e roda de educação ambiental. O Juizado itinerante da Lei Maria da Penha estará presente, assim como uma área kids aberta ao público e à comunidade local.

"Estamos muito felizes de sediar um evento em nível mundial, demonstrando o grande potencial que a Serra possui em belezas naturais e pontos turísticos. A realização de eventos de alcance internacional ajuda a posicionar a cidade no cenário mundial incentivando o turismo e atraem atenção dos investidores", destaca o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Anderson Madeira.

Wahine Bodyboarding Pro

Idealizado em 2021 pela pentacampeã mundial Neymara Carvalho, o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro traz no nome a palavra “Wahine”, que significa mulher em havaiano, reforçando a conexão cultural com a origem da modalidade. 

O evento é realizado pelo INC (Instituto Neymara Carvalho) e IBC (International Bodyboarding Corporation), ArcelorMittal apresentado por Extrabom Supermercados, EDP , Governo do Estado  e conta com o apoio da prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).