Serranos conhecem o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025

A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (04)

Serranos conhecem o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025

Texto: Djeisan Maria - Foto: Edson Reis

O secretário da Fazenda, Henrique Valentin, apresentou na manhã desta quinta-feira (4) a proposta de Projeto da Lei de Diretrizes (LDO) 2025 da Serra. A audiência pública foi transmitida por meio do Facebook da administração municipal e contou com a participação de representantes da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), Câmara de Vereadores e cidadãos interessados no tema.

O evento também teve intérpretes de libras, que apresentaram os conteúdos ao vivo na linguagem de sinais. “O nosso objetivo é garantir a transparência e a participação popular na gestão pública, além de estabelecer um equilíbrio entre as despesas e receitas do governo, de forma a garantir a estabilidade econômica e o desenvolvimento sustentável”, afirma o secretário.

O projeto de lei conta com as metas de prioridades da administração, a organização e estrutura do orçamento, as diretrizes gerais para o orçamento, orientações relativas à execução orçamentária e às despesas com pessoal e encargos sociais, além das disposições sobre alterações na legislação tributária e anexos.

As despesas do orçamento são pontuadas de acordo com a receita estimada para o próximo ano que é de R$ 2.767.436.000.

Participação popular

Quem ainda quiser opinar sobre os investimentos da Prefeitura em 2025, pode votar sobre os projetos prioritários no endereço eletrônico http://ldo2025.serra.es.gov.br até a próxima segunda (8). Qualquer pessoa pode escolher ações entre os seguintes eixos temáticos: desenvolvimento humano, desenvolvimento econômico, desenvolvimento urbano, gestão pública e integração metropolitana.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é uma ferramenta de planejamento financeiro que orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e estabelece as metas e prioridades do governo para o exercício financeiro seguinte.