Servidores da Serra na trilha da inovação

Os técnicos estão sendo capacitados no tema

Servidores da Serra na trilha da inovação

Texto: Djeisan Maria - Foto: Freepik

Um dos pilares estratégicos para fomentar o desenvolvimento da Serra tem sido investir na inovação, uma tática que requer, entre outras coisas, profissionais que “pensem fora da caixa”. Por isso, servidores da administração estão participando de uma capacitação chamada Trilha da Inovação, para que possam embarcar nessa jornada qualificados para a promoção de ideias e soluções inovadoras no dia a dia de trabalho.

A trilha, ofertada pelo Senac - ES, é composta por quatro etapas, e totaliza 100 horas de aprendizado. A primeira fase, chamada de "ideação", engloba os temas brainstorming e design thinking.  A segunda, denominada "validação", aborda testagens e eficiência.

Já, a terceira, é conhecida como "apresentação" e, nela, os alunos aprendem sobre pitch e ferramentas de apresentação de negócios e ideias e, gestão de parcerias, investidores e aceleração do negócio.

A última etapa é a "implantação e maturidade", que envolve aspectos da jornada da experiência do cliente, performance, suporte e atendimento, além de framework e indicadores.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, explica que o curso é parte de um movimento que será permanente na prefeitura. “Vamos oferecer sistematicamente oportunidades de capacitação em inovação aos servidores. E essa parceria com o Senac, em especial, é muito relevante porque é um curso um pouco mais aprofundado nessa temática”, comenta Trindade.

Ele ainda pontua que é fundamental que os servidores públicos tenham contato com metodologias, abordagens e ferramentas que facilitem a inovação e a construção de projetos inovadores.

Polo Inova Serra

A capacitação está sendo viabilizada pelo Polo Inova Serra, cuja gestão tripartite está a cargo da Prefeitura, representantes do empresariado local e setor acadêmico. Por isso, ainda estão fazendo a Trilha da Inovação os participantes do Desafio InovaSerra, empresários indicados pela Ases e representantes dos ambientes promotores de inovação da Serra.

O Polo Inova Serra é o ambiente catalisador de demandas e soluções inovadoras e tecnológicas para o município, e promove a conexão e integra os diversos atores e demais ambientes de inovação. Ao mesmo tempo, oferece incentivos fiscais para empresas inovadoras que se instalam ou ampliam sua atuação no território do Polo, com redução de IPTU, ISS e ITBI, conforme Decreto Municipal 5371 de 2019.