Serra assina Pacto Global em favor dos direitos humanos

O evento acontece no gabinete do prefeito Sergio Vidigal, às 11 horas

Serra assina Pacto Global em favor dos direitos humanos

Texto: Djeisan Maria - Foto: Pixabay

A Serra assina nesta terça-feira (16) dois importantes documentos que vão colocar o município da agenda 20/30 da Organização das Nações Unidas (ONU). Serão assinados o termo de adesão da Serra aos 10 princípios da ONU (Pacto Global) e o compromisso da Serra de implantar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da agenda.

De acordo com a ONU, "O Pacto Global advoga dez Princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. As organizações que passam a fazer parte do Pacto Global comprometem-se a seguir esses princípios no dia a dia de suas operações".

O evento acontece no gabinete do prefeito Sergio Vidigal, às 11 horas, que chancela os contratos juntamente com as secretárias de Direitos Humanos, Gracimeri Gaviorno e de Planejamento Estratégico, Juliana Prado.

Gracimeri pontuou que esses documentos são importantes porque institucionalizam os valores do Pacto Global e fornecem as diretrizes para que a Serra se torne uma cidade sustentável.

Conheça os 10 princípios da agenda 20/30 da ONU

Direitos Humanos

1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e
2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

Trabalho

3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
5. A abolição efetiva do trabalho infantil; e
6. Eliminar a discriminação no emprego.

7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e
9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Contra a Corrupção

10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.