Agenda Cultural

Festa de Nossa Senhora da Conceição
Período: 8 de dezembro
Local: Serra Centro
Promoção: Setur/PMS
Evento singular e expressivo da manifestação popular, o ponto alto dos festejos acontece dia 8 de dezembro, dia da padroeira. Nos jardins da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1769 na Serra Centro, é fincado o Mastro - símbolo máximo da festa do ciclo folclórico e religioso de São Benedito, realizada há mais de 160 anos.

Festa de São Benedito
Período: 25 a 27 de dezembro
Local: Serra Centro
Promoção: Setur/PMS
A festa de São Benedito no município da Serra é caracterizada pela cortada, puxada, fincada e retirada do mastro. Atrai um público de mais de 100 mil pessoas de todo o Espírito Santo.

Encenação teatral da vida e paixão de Cristo
Período: Semana santa
Local: Serra Centro
Promoção: Setur/PMS
A encenação é realizada na Praça do Teatro, em Vista da Serra II.

Folia de Reis
Período: 6 de janeiro
Local: Nova Almeida
Promoção: Setur/PMS
Folia de Reis, shows musicais na Praça de Reis Magos, Missas, Cortada do Mastro, bandas de congo da região, com seus tambores, estandartes e casacas, percorrem as principais ruas da parte alta de Nova Almeida com destino à Igreja de Reis Magos. O tronco fica guardado na Igreja até o dia 20, quando ocorre a Fincada e Puxada do Mastro.

Festa de São Sebastião
Período: 20 de janeiro
Local: Nova Almeida
Promoção: Setur/PMS
Puxada e Fincada de Mastro de São Benedito e São Sebastião Nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, moradores e turistas de Nova Almeida, município de Serra (ES), invadem as ruas do balneário para cantar e dançar ao som dos tambores e casacas, no ritmo do congo capixaba. É a tradicional Festa de São Benedito e São Sebastião, que está entre os mais populares do Espírito Santo e reúne, num misto de fé, devoção e alegria, diversas bandas de congo da Grande Vitória, além de atrair milhares de turistas e admiradores da cultura popular capixaba.
Os festejos têm seu ponto alto no dia 20 de janeiro, quando inúmeras bandas de congo saem em procissão pelas ruas de Nova Almeida ao lado de uma réplica do navio “Palermo”, que é carregado por devotos dos santos católicos.

Festa de Yemanjá
Período: 2 de fevereiro
Local: Jacaraípe
Promoção: Setur/PMS
Presença cultural marcante entre os pescadores é o tradicional culto a Yemanjá, que desde o início da década de 1990, sempre teve um templo localizado na foz do Jacuné. Hoje, nesta foz está a Praça Encontro das Águas, mas o pequeno templo ainda permanece na Praça e é um ponto de encontro dos devotos em todos os réveillons.

Festa de São Pedro
Período: 29 de junho
Local: Jacaraípe
Promoção: Setur/PMS
A tradicional festa de São Pedro, em Jacaraípe, integrante do calendário oficial do município, honrada com feriado por lei municipal e integrante do circuito folclórico, religioso e cultural da Serra, que se realizará  entre os dias 26 e 30 de junho. A religiosidade é a raiz e propulsora de todas as tradições vivas da região. Sabemos por experiência, e pelo que nos mostra a própria história da colonização do Brasil, que a fé chegou junto com os primeiros habitantes estrangeiros. Os primeiros moradores da região, aqui radicados há quase dois séculos, viviam de uma relação com o mar, cujo principal meio de subsistência era o pescado, levando os primeiros moradores a se identificarem com São Pedro, o primeiro dos doze apóstolos de Cristo, cuja profissão era pescador, se tornando, conforme a religiosidade popular, padroeiro destes profissionais. Sendo assim a festa de São Pedro e homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes se tornaram fatos portadores das matrizes religiosas, culturais e históricas. É a fé sendo cimento social na formação das identidades.

Carnaval
Período: Data móvel
Promoção: Setur/PMS
Uma festa com trio elétrico, blocos de rua e muita animação reuni toda comunidade festeira, a multidão é formada por 22 blocos carnavalescos.

Manguinhos Gourmet
Período: Data móvel
Local: Manguinhos
Promoção: Associação Comercial de Manguinhos
Festival gastronômico.

Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito
Período: 25, 26, 27 de outubro
Local: Pitanga
Promoção: Centro Comunitário
Festa religiosa.

Festa de Inssureição de Queimado
Período: Março
Local: Serra-Sede
Promoção: Setur/PMS
Festa cultural.

Festival de Jazz e Blues de Manguinhos
Período: Data móvel
Local: Manguinhos
Promoção: Particular
Festival cultural.

Festival de Quadrilhas Juninas da Serra
Período: Junho
Local: Serra-Sede
Promoção: Setur/PMS
Festa cultural.

Festival da Tilápia
Período: Data móvel
Local: Jacaraípe
Promoção: Seap
Festa gastronômica.