O que é Farmacovigilância e como Notificar?

Conceito

De acordo com o conceito da Organização Mundial de Saúde - OMS, a Farmacovigilância compreende as atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou outros problemas relacionados a medicamentos.

Antes de serem registrados na Anvisa, os medicamentos são submetidos a uma avaliação rigorosa de eficácia, qualidade e segurança. Entretanto, algumas reações adversas - muitas vezes raras e graves - só são observadas após o uso do medicamento por uma grande quantidade de indivíduos ou por um longo período de tempo. Daí a importância de uma efetiva vigilância pós-comercialização dos medicamentos.

Como Notificar?

Para notificar o Profissional de Saúde e/ou usuário precisa preencher a Ficha de Notificação disponibilizada no site e encaminhar para o email: farmacovigilancia.serra@serra.es.gov.br. As Fichas também são disponibilizadas nas Farmácias ou com a Gerência das Unidades de Saúde.

Nas unidades regionais, onde há a presença do profissional farmacêutico, as fichas preenchidas podem ser entregues ao farmacêutico, pois os mesmos são cadastrados e autorizados a notificarem casos no sistema NOTIVISA. A Assistência Farmacêutica tem acesso as notificações realizadas por farmacêuticos das Unidades Regionais de Saúde.

A Assistência Farmacêutica recebe essas notificações e encaminha para o NOTIVISA, sistema criado pela ANVISA para analise das notificações recebidas, após análise o NOTIVISA encaminha resposta a Assistência Farmacêutica.

A Assistência Farmacêutica de posse dessa informação envia resposta ao notificador e disponibiliza no site da Prefeitura Municipal de Serra/ES no Link da Assistência Farmacêutica, Farmacovigilância, Informes, para acesso por todos Profissionais de Saúde e Usuários.

Portanto, é de extrema importância o acesso desse portal mensalmente por todos os profissionais de saúde e usuários para atualização.