Cresce emissão de notas nas empresas da Serra

Em abril foram 140 mil, ou seja, 32 mil notas a mais

Cresce emissão de notas nas empresas da Serra


Texto: Secretaria de Comunicação - Foto: Jansen Lube

A crise econômica que o Brasil vive dá sinais de que está passando, o que fará voltar a geração de emprego e renda, principalmente a partir do segundo semestre, como apostam especialistas. Um desses sinais pode ser conferido na Serra.

Entre os meses de março e abril houve um salto na emissão de notas fiscais na cidade. Enquanto no terceiro mês do ano foram emitidas 108 mil notas fiscais na cidade, segundo o secretário municipal da Fazenda, Cláudio Mello, em abril foram 140 mil, ou seja, 32 mil notas a mais.

Na avaliação do secretário, isso já é um indicativo de como anda a atividade econômica no município e de como ela poderá se intensificar no segundo semestre deste ano. “Monitoramos a curva de receitas e a emissão de notas fiscais e podemos avaliar isso. Ainda não será uma recuperação nos níveis ideais, mas uma retomada mais segura”, disse Mello.

O secretário acredita ainda que a melhoria da atividade econômica no país, como um todo trará o incremento na cota parte a que têm direito as cidades no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional da União para os municípios, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).