Moradores de Planalto Serrano se juntam à unidade de saúde no combate à dengue

A população está convidada a participar e o ponto de encontro é a Praça do Trabalhador. A ideia é abordar os moradores de casa em casa e explicar para a população o que é o checklist da dengue

Moradores de Planalto Serrano se juntam à unidade de saúde no combate à dengue


Texto: Amanda Amaral - Foto: Jansen Lube/Secom-PMS

Voluntários do bairro e a equipe de servidores da Unidade Básica de Saúde de Planalto Serrano Bloco A vão às ruas nesta segunda-feira (08), a partir das 8 horas, para conscientizar a população da necessidade de realizar o checklist para prevenir a dengue.

A população está convidada a participar e o ponto de encontro é a Praça do Trabalhador. A ideia da ação é abordar os moradores de casa em casa e explicar a eles o que é o checklist da dengue. Isso porque 80% dos focos do Aedes aegypti estão nas residências.

Fazer o checklist é muito rápido, não demora 10 minutos. Basta checar se a caixa d’água está devidamente vedada, se os baldes estão virados para baixo, não deixar pneus com água e a céu aberto, ver se há água parada nas calhas, entre outras ações que podem salvar vidas.

O ciclo de vida do mosquito, do ovo até a fase adulta, leva de 07 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros for realizada uma vez por semana é possível interromper esse ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.

Combate à dengue

A Serra é a cidade que mais possui armadilhas para o mosquito no Estado, e faz o monitoramento de 1.140 equipamentos semanalmente. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) intensificou as ações de combate à doença desde dezembro nos locais com mais notificações e incidência de casos. Foram realizados mutirões, campanhas de mobilização social e ampliados os pontos de hidratação da dengue e de coleta de exames. O carro fumacê continua a circular a cada 15 dias em cada bairro.

O que verificar no checklist:

- Quintal

A caixa d´água deve estar vedada;

As calhas devem estar limpas;

Não deixe no quintal, a céu aberto, baldes, pneus ou qualquer outro vasilhame ou objeto que possa acumular água;

Não deixe pneus jogados no quintal;

Encha os vasos de flores com areia impedindo acúmulo de água;

Não deixe pratinhos embaixo dos vasos de flores;

Deixe as garrafas de cabeça para baixo;

Trate a piscina antes de viajar e, se puder, tampe-a.

- Interior da casa

Ralos devem estar telados ou tampados;

Deixe limpas e protegidas da chuva as vasilhas de água e comida dos animais de estimação;

Verifique as bandejas externas do ar-condicionando e da geladeira e deixe-as limpas.