Ciampe registra aumento de 135% no número de atendimentos

Destaque é para o lançamento do aplicativo Ciampe Serra Virtual

Ciampe registra aumento de 135% no número de atendimentos

Texto: Daniela Salgado - Foto: Edson Reis - Secom/PMS

Aproximar a administração pública com o empreendedor é uma das missões da Serra. Essa tarefa é feita, principalmente, por meio do Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Ciampe) do município. E os números de serviços em 2023 mostra que o caminho está certo.

De janeiro a dezembro do ano passado, o Ciampe registrou um total de 22.443 atendimentos. Se comparado ao mesmo intervalo de meses de 2022, onde 9.549 pessoas foram atendidas, o número representa um aumento de 135,03%. Isso mostra que, cada vez mais, os empreendedores estão buscando os serviços ofertados pelo Ciampe.

Inclusive, os 10 serviços mais procurados durante os meses de janeiro a dezembro de 2023 foram: Acesso ao Crédito; Alteração de Dados do MEI; Declaração Anual DASN; Emissão de Boleto DAS; Emissão do Cartão CNPJ; Emissão do Certificado do MEI; Emissão de Nota Fiscal de Serviços; Inscrição Municipal; Parcelamento do MEI pelo Simples Nacional; e o parcelamento do MEI pelo Regularize.

O papel desenvolvido pelo centro e as facilidades da relação entre o órgão público e os empreendedores foram tão expressivos que, com objetivo de ampliar o alcance dos serviços, foi implementada a plataforma “Ciampe Serra Virtual”.

Por meio do aplicativo, os empreendedores podem acessar os serviços mais procurados no cotidiano, como a emissão de boletos e a declaração anual de faturamento. Tudo é feito de forma rápida e segura. Desde o início de seu funcionamento, a plataforma já registrou o cadastro de 350 usuários e 800 acessos.

“O aplicativo foi concebido com o propósito de oferecer aos microempreendedores locais um acesso simplificado aos serviços essenciais, com foco inicial nos mais demandados. A iniciativa demonstra o compromisso do Ciampe em se adaptar às inovações tecnológicas para proporcionar um atendimento mais eficiente e acessível”, pontua Rosilane Gripa, diretora do Ciampe.

Ciampe Serra Virtual

Para acessar os serviços, o empreendedor precisa criar uma conta após baixar o aplicativo ou diretamente pelo site, por meio do link https://ciampe.serra.es.gov.br/home, usando o CPF e o CNPJ da empresa MEI.  A ferramenta Ciampe Serra Virtual está disponível também para uso web, em computadores de mesa, com as mesmas funcionalidades da versão do aplicativo para celulares.