Prefeitura alerta empreendedores sobre prazos das declarações anuais

Empreendedores devem ficar atentos para a Declaração Anual do MEI e a Declaração do Imposto de Renda

Prefeitura alerta empreendedores sobre prazos das declarações anuais

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Freepik

A Prefeitura da Serra, por meio do Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), alerta os microempreendedores individuais (MEI) sobre a importância de efetuar a Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI) e a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Como os prazos de envio das duas declarações terminam na mesma data, 31 de maio, podem surgir dúvidas a respeito das declarações.

Segundo a diretora do Ciampe, Rosilane Gripa, uma das principais questões é entender a diferença entre a Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI) e a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF).

Ela explica que a Declaração Anual do MEI é obrigatória para todos os MEIs e serve para comprovar o faturamento do negócio, servindo para documentar todos os ganhos brutos referentes ao ano anterior, até o limite de R$ 81 mil, sem incluir descontos de gastos e despesas do empreendimento.

“O MEI é obrigado a enviar a DASN-SIMEI independentemente do faturamento ou mesmo que a empresa não tenha tido faturamento durante o ano, inclusive no caso de baixa do CNPJ”, completa Rosilane.

A Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, por sua vez, é obrigatória para o empreendedor que teve renda anual superior a R$ 30.639,90 em 2023, sendo importante ressaltar que ser MEI ou estar associado ao CNPJ de uma empresa não implica automaticamente na obrigação de declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física.

No entanto, as atividades do MEI ou da empresa podem gerar rendimentos tributáveis ou isentos para as pessoas físicas (no caso, os sócios responsáveis), o que pode tornar obrigatória a declaração.

É possível enviar a Declaração Anual do MEI por meio do aplicativo Ciampe Serra Virtual. Após instalar o aplicativo, o usuário deve entrar na Central de Ajuda e lá acessar as orientações no campo "Perguntas frequentes".

Na sequência, acessar "Tutoriais" e clicar em Declaração Anual, onde está o passo a passo para envio da DASN. O usuário pode, inclusive, usar o chat do aplicativo para tirar dúvidas com a equipe do Ciampe.

Disponível gratuitamente nas plataformas Android e IOS, o aplicativo oferece diversos serviços e informações de interesse dos empreendedores. Por meio do aplicativo, os MEIs podem acessar os serviços mais requisitados no dia a dia, tudo de forma rápida e segura. O aplicativo oferece acesso, inclusive, a informações sobre cursos e treinamentos.