Mulheres empoderadas compartilham experiências de vida em simpósio na Serra

Elas participaram do evento ?Mulheres Empoderadas?

Mulheres empoderadas compartilham experiências de vida em simpósio na Serra

Texto: Daniela Salgado - Foto: Edson Reis - Secom/PMS

A Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes), por meio do Departamento de Segurança e Políticas Públicas (Desep), reuniu cinco mulheres com papéis importantes no município e no estado do Espírito Santo para contar suas trajetórias e inspirar vidas.

As palestras foram ministradas no simpósio “Mulheres Empoderadas”, que aconteceu na última quarta-feira (20), no auditório da Faculdade Multivix, em Colina de Laranjeiras.

Foram horas de trocas de experiências entre as 100 pessoas que estavam presentes, aproximadamente. As palestrantes foram a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes; a promotora de justiça do Ministério Público do Espírito Santo, doutora Ana Carolina Lage Serra; a chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito da Serra (NET), Rosemary Nunes; a comandante da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM), Laís Araújo; e a secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Lilian Motta.

O evento também contou com a presença do secretário de Defesa Social, Joel Lyrio, além do controlador-geral da Serra, Emiliano Ricas, e a secretária de Educação do município, Luciana Galdino.

A chefe do NET e a comandante da GCM, Rosemary e Laís, contaram suas experiências de vida que as levaram a escolher profissões da área de segurança.

“Desde que entrei, em 2002, já tive que enfrentar muitos preconceitos por ser mulher. De cidadãos não respeitarem nossas ordens, enquanto agentes de trânsito, por ser mulher, e por aí vai. Hoje este cenário está mudando, e é preciso nos empoderar para que as mulheres avancem cada vez mais”, pontua Rosemary Nunes.

Já Laís, comandante da GCM, frisou os desafios de assumir uma corporação majoritariamente masculina. “É importante nós, mulheres, ocuparmos esses espaços de liderança. Nós também podemos assumir chefias e postos que tomam decisões importantes. Tive uma história muito grande de superação para chegar até a Guarda Civil Municipal da Serra e hoje me sinto realizada”, explica a comandante.

A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Lilian Motta, parafraseou a escritora e filósofa estadunidense Audre Lorde, com a citação “eu não sou livre enquanto qualquer mulher for cativa”.

“Meus pais fizeram questão que eu estudasse e isso foi um grande divisor de águas na minha vida. Foi por meio dos estudos que me graduei, me especializei e hoje atuo numa área para ajudar outras mulheres. Essa frase é muito importante porque enquanto alguma de nós estiver sem liberdade, a luta pelas mulheres não pode parar”, reforçou a secretária.

O secretário Joel Lyrio fechou o evento com um lembrete importante sobre a participação de homens nessas rodas de conversa do mês das mulheres.

“Deveríamos ter mais homens presentes aqui porque são eles que estão nas ocorrências de violência doméstica, psicológica e todas as outras formas. Também são eles que assediam as mulheres e são os maiores culpados pelos crimes de feminicídio. É importante que mais homens participem dessas palestras para que esse cenário tão urgente se modifique”, pontuou Joel.