Prefeitura inicia formação de 68 novos agentes da Guarda Municipal

Prefeitura inicia formação de 68 novos agentes da Guarda Municipal

Texto: Marcos de Oliveira - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Nesta segunda-feira (10) foi realizada a aula inaugural da 3ª Turma do Curso de Formação do Concurso da Guarda Civil Municipal, que irá preparar novos agentes para atuar no município da Serra.

Este curso será realizado por meio de convênio com a Academia da Guarda Civil Municipal de Vitória. Devido às especificidades administrativas da instituição de Vitória, os candidatos serão divididos em dois grupos (A e B).

Presente na aula inaugural, o prefeito Audifax Barcelos parabenizou e deu boas vindas aos alunos do curso.

O secretário de Defesa Social da Serra, major Maximiliano Werneck, destacou a importância do trabalho da GCM para a sociedade. “Uma coisa é nós encararmos a atividade de guarda municipal como um trabalho, mas à medida que vocês estiverem exercendo essa atividade, vocês perceberão que a significância é muito maior. Nós temos a possibilidade de salvar vidas, de fazer do município um município melhor, mais seguro”.

Fronzio Calheira, secretário de Segurança Urbana de Vitória, lembrou da importância da integração para o bom andamento das ações públicas. “Na atividade de vocês, como em qualquer atividade humana, nós temos que ter a capacidade de agregar, de somar forças. Estamos aqui vendo uma integração entre os municípios da Serra e de Vitória. Porque com mais ordem, mais ambientes seguros em todos os municípios da Grande Vitória, o resultado é bom para todo mundo”.

Os candidatos do grupo A realizarão o curso no período de fevereiro a junho de 2020 e os candidatos do segundo grupo B, no período de junho a outubro/novembro, de acordo com convocação a ser realizada posteriormente.

O curso de formação contará com disciplinas relativas ao policiamento comunitário, sistema de segurança pública, técnicas de defesa pessoal, Direitos Humanos, mediação de conflito, Sociologia, noções de Direito e primeiros socorros, entre outras.

A aula inaugural foi realizada no CRAS CAI, em Jardim Carapina. Ao fim da formação dos grupos A e B, a Serra irá contar com mais 68 guardas municipais.