Serra é a cidade que mais apresentou redução em crimes patrimoniais na Grande Vitória

Dados foram expostos no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM)

Texto: Daniela Salgado - Foto: Samuel Chahoud - Secom/PMS

Aconteceu, nesta quarta-feira (10), a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Serra, que apresentou dados importantes sobre a segurança urbana no município.

O dado que mais chama atenção é a contínua redução de crimes contra o patrimônio. Na visão geral, os crimes contra o patrimônio tiveram uma queda de cerca de 19% no primeiro trimestre de 2024. A Serra, inclusive, foi a cidade da Região Metropolitana da Grande Vitória que mais teve queda em crimes patrimoniais.

Entre as suas tipificações, também apresentaram redução os crimes de estelionato/fraude (-8,9%); roubo a pessoal em via pública (-29%); roubo em transporte coletivo (-46,6%); furto em estabelecimento comercial (-1%); furto em residência e condomínio (-19,5%); furto a pessoal em via pública (-13,6%); furto em transporte coletivo (-20,3%); crimes informáticos (-33,8%); e roubo em estabelecimento comercial (-13,2%).

Outro dado que chama atenção pela variação é o furto e roubo de celulares, onde foram registrados 1.226 em 2024, contra 1.566 no ano passado, representando uma queda de 21,7%.

Os dados apresentados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e compilados pelo Observatório de Segurança Pública e Informações Estratégicas da Serra (Ospie). Os resultados foram obtidos ao comparar os números do primeiro trimestre de 2023 com o mesmo período de 2024.

A reunião é realizada pela Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) e conta com a participação de outras pastas da Prefeitura da Serra, como a Secretaria de Assistência Social (Semas), Secretaria de Direitos Humanos (Sedir) e Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom). Também participam as demais forças de segurança que atuam no município, além de representantes do meio judicial.

Durante o encontro foram discutidos diversos assuntos relacionados à segurança pública do município. Entre os debates, a proposta de conciliar, cada vez mais, a tecnologia com a ação humana chamou atenção. Outro ponto que foi discutido foi o atendimento às mulheres vítimas de violência e o grande apoio do município com Mimoso do Sul, cidade fortemente afetada pelas chuvas.

Dados positivos no trânsito

Houve um aumento no número de recuperações de veículos. De janeiro a março deste ano, 211 veículos foram recuperados por todas as forças de segurança do município, o que equivale a um aumento de 8,8%. Deste total de veículos, 63 foram recuperados pela Guarda Civil Municipal da Serra (GCM).

No trânsito, os números também são positivos. No primeiro trimestre de 2024, foram registrados -17,5% de acidentes de trânsito na Serra. Em contrapartida, o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) aumentou suas ações em 32% ao executar 1.014 operações/ocorrências, 459 operações programadas e 138 ações de fiscalização.

A missão de reduzir o número de vítimas fatais no trânsito também permanece. Nos três primeiros meses deste ano, os acidentes com óbitos caíram em, aproximadamente, 44%. Os constantes resultados na redução de mortes no trânsito na Serra resultaram em uma menção honrosa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para a Prefeitura da Serra.