Serra é líder na concessão de crédito a empreendedores

Município ficou no topo do ranking do estado no 1º trimestre de 2023

Serra é líder na concessão de crédito a empreendedores

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS

No primeiro trimestre de 2023, a Serra foi o município do estado que mais concedeu financiamentos a empreendedores por meio do Programa Nossocrédito. Neste período, o valor total ficou em R$ 793.800,00. O montante representa um aumento de 169% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram concedidos R$ 295 mil em financiamentos para pequenos negócios.

Quando se analisa o mês de março, a Serra fica na liderança entre os municípios da Grande Vitória, com o valor de R$ 377.800,00. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico, Luiz Fernando Castro de Mello Leitão, explica que os números são resultados do empenho da administração municipal em fortalecer o atendimento a micro e pequenos empreendedores na Serra.

“Realizamos melhorias em processos internos e a divulgação do serviço, inclusive usando o aplicativo Colab. Contratamos, também, mais agentes de crédito, profissionais indispensáveis no atendimento aos empreendedores”, destaca o secretário.

A linha de crédito é oferecida por meio do Nossocrédito, Programa do Governo do Estado junto com a Prefeitura da Serra, Aderes, Banestes e Sebrae.

O Programa oferece financiamentos de até R$ 21 mil, com prazo de até 36 meses para pagar. O crédito é destinado tanto a empreendedores formais e informais, desde que a renda bruta do negócio seja de até R$ 360 mil no último ano.

A liberação do recurso pode ocorrer em até 15 dias e o dinheiro pode ser utilizado para capital de giro, aquisição e manutenção de máquinas e equipamentos, entre outras formas de investimento no negócio.

Como solicitar:

Entre as condições para obter o recursos, estão a necessidade de apresentar um avalista, não ter restrição junto ao Serasa e SPC, e ter mais de seis meses de experiência na área. Os requisitos detalhados podem ser verificados nesta página: https://aderes.es.gov.br/programa-nossocredito.

Na mesma página, inclusive, é possível solicitar o crédito, ou seja, o empreendedor faz tudo sem sair de casa. Em caso de dúvidas ou dificuldade para fazer a solicitação pelo site, basta entrar em contato com o Espaço Empreendedor da Prefeitura da Serra, pelo telefone: (27) 3252-7414 ou enviar mensagem aos agentes de crédito via WhatsApp nos números: (27) 98182-0504.

Caso opte pelo atendimento presencial, é só ir ao Espaço Empreendedor, que fica no Pró-Cidadão, na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, nº 5.416. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Ranking das cinco categorias de atividades que mais receberam financiamento na Serra:

1 - Comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios: 83.000

2 - Confecção sob medida, de peças de vestuário, exceto roupas íntimas: 39.000

3 - Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria: 37.000

4 - Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios: 36.000

5 - Restaurantes e similares: 25.000