Jovens realizam cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional na Serra

Solenidade é obrigatória para os alistados e os que foram dispensados do Serviço Militar

Jovens realizam cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional na Serra


Texto: Daniela Salgado - Foto: Exército Brasileiro_Flickr

Na última sexta-feira, dia 8, iniciaram as cerimônias do Juramento à Bandeira Nacional na Serra. A solenidade se trata de uma cerimônia cívica para reunir os jovens que se alistaram no Exército Brasileiro, na qual é feito um juramento de lealdade e compromisso à Pátria diante da bandeira nacional.

As próximas cerimônias acontecerão nos dias 14, 15 e 20 de março, às 7h30, no Ginásio Poliesportivo Municipal, em Serra Sede.

A cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional é obrigatória para os jovens alistados e os que foram dispensados do Serviço Militar. No momento da solenidade, os jovens recebem os Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). 

A solenidade é aberta ao público e, principalmente, destinada aos familiares, que participam deste momento de grande emoção. Os jovens deverão levar para a solenidade o documento de identificação contendo RG. As vestes devem ser compostas por calça jeans azul ou preta, camisa branca (sem muita estampa) e tênis ou sapato. Os convidados não deverão usar boné, chinelo ou bermuda.

Certificado de Dispensa de Incorporação

 O CDI é um documento que comprova que o cidadão se alistou em alguma força armada, porém, foi dispensado. Sem este documento, não é possível aos dispensados do serviço militar participar de concursos públicos, provas de vestibular e nem requerer passaporte, O não comparecimento à cerimônia  também gera multa aos faltosos. A presença é obrigatória e dá direito à dispensa de trabalho no dia.