Servidores se capacitam para melhorar trabalhos e atendimentos nas áreas dos Cras

O evento acontece hoje (20) e amanhã (21), no auditório Manoel Vereza, na Universidade do Espírito Santo (Ufes) de Goiabeiras

Servidores se capacitam para melhorar trabalhos e atendimentos nas áreas dos Cras


Texto: Eduardo Candeias - Foto: Secom/PMS

Ao todo, 60 servidores dos Centros de Referência de Assistência Social da Serra estão participando do seminário “Possibilidades de Intervenção dos CRAS nos Territórios da Assistência Social". O evento acontece hoje (20) e amanhã (21), no auditório Manoel Vereza, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) de Goiabeiras.

O seminário encerra o curso de extensão ”Assistência Social, Educação Popular e Território”, realizado pela Secretaria de Assistência Social da Serra (Semas) em parceria com o Grupo de Estudos Interfaces, da Ufes.

Para a secretária de Assistência Social da Serra, Elcimara Loureiro, o objetivo é contribuir com a formação desses profissionais, e propor uma prática pautada nos territórios onde os Cras estão instalados, a partir dos preceitos da Educação Popular, do olhar das famílias e pessoas que ali vivem.

"Investir nos profissionais da assistência é sempre uma prioridade para prestar um bom atendimento e acolhimento à população. É preciso valorizar o território e as pessoas que ali vivem, potencializar os desejos, sonhos e histórias das pessoas que moram nesses locais, algo que tem se tornado cada vez mais um desafio para o trabalho da Assistência Social", disse. 

Na Serra, os CRAS estão instalados nos seguintes bairros: Serra Dourada, Planalto Serrano, Novo Horizonte, Vila Nova de Colares, Jardim Tropical, Serra-Sede, Jardim Carapina, Laranjeiras e Carapina.

Programação

  • Dia 20

8h30 - Recepção
9h- Breve resgate do Curso “Assistência Social, Educação Popular e Território”
9h15 – “Quem constrói o território na Assistência Social?” - Profª Drª Maria Helena Elpídio
12h00 às 13h00 - Almoço
13h30 -  "Como se constrói o território na Assistência Social? Quem constrói o território na Assistência Social?" -  Profª Drª Maria Helena Elpídio
15h - Intervalo (lanche)
17h - Encerramento da atividade do dia

  • Dia 21

13h30 – “Possibilidades de intervenção no território na Assistência Social” Profª Drª Maria Helena Elpídio
15h-  Intervalo (lanche)
17h- Encerramento