Fiscalização Ambiental resgata ouriços em Praia de Carapebus

Roedores com pelagem espinhosa estavam no quintal de uma residência

Fiscalização Ambiental resgata ouriços em Praia de Carapebus


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Divulgação/Semma

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por terem espinhos em sua pelagem, estavam no quintal de uma residência no bairro Praia de Carapebus.

Após o acionamento, os fiscais foram ao local e recolheram os bichos. Eles foram soltos na área de proteção ambiental (APA) da lagoa Jacunem.

No caso de se deparar com qualquer animal silvestre, a orientação é de não se aproximar, ou tentar qualquer interação.

O ouriço-cacheiro tem o dorso coberto de espinhos longos e aguçados, de cor acastanhada e amarelada e com bandas escuras nas extremidades.

Esses espinhos se destacam facilmente do corpo e são sua defesa. O animal não é capaz de arremessar os espinhos, contrariando o que diz a crença popular.

Geralmente, os acidentes com esse bicho acontecem envolvendo cães que, ao atacar o ouriço, acabam com o focinho e os lábios espetados, causando muita dor.

É considerado um arborícola, ou seja, que vive em árvores, de hábitos noturnos e solitários. Durante o dia, costumam ficar escondidos no topo do arvoredo. Eles se agarram aos troncos e galhos utilizando sua grande cauda e se alimentam de frutas, sementes e insetos.

“Evite tentar capturá-lo pois somente as equipes de agentes ambientais estão preparadas para lidar com essa situação”, recomenda o chefe do Departamento de Fiscalização Ambiental, Marcos Tosta.

Mantenha-o em seu campo de visão e entre em contato, imediatamente, com a Fiscalização Ambiental pelo telefone (27) 9 9951-2321 ou pelo aplicativo Colab.