Serra inagura novo Ecoponto em Jardim Carapina

A cerimônia de entrega aconteceu nesta sexta-feira (30)

Serra inagura novo Ecoponto em Jardim Carapina

Texto: Djeisan Maria - Foto: Tom Papaparazi

A primeira entrega da Prefeitura da Serra realizada no último dia útil do ano foi marcada por clima de gratidão, nostalgia e esperança. Na manhã desta sexta-feira (30), a comunidade de Jardim Carapina recebeu o Ecoponto, local para descarte voluntário de resíduos de vários tipos e tamanhos.

Na ocasião, o prefeito Sergio Vidigal relembrou que nesta mesma data, em 2012, ele inagurou naquele local a escola Padre Gabriel. “Passaram-se 10 anos e estamos aqui implantando outro equipamento público que também é voltado para a educação. Isso nos enche de orgulho e alimenta a certeza de que seguimos no caminho certo”, destacou o prefeito.

Vidigal aproveitou a ocasião para agradecer ao secretário de Serviços, Ênio Bergoli, pelos dois anos de eficaz trabalho à frente da Sese. O titular pasta, que está deixando a administração municipal, foi homenageado e recebeu flores da equipe presente na cerimônia.

Ênio também falou sobre a importância do Ecoponto. “Essa área foi muito tempo utilizada como de transbordo comum, mas a partir de hoje é um espaço onde as pessoas podem destinar recursos de forma organizada e ainda ter educação ambiental. Além disso, vai gerar renda conta dos resíduos que serão reaproveitados”, pontua o secretário.

O espaço Ecoponto, na modalidade Quintal, com 1.750m², foi pensado para que o morador possa ter um local ecológico para descartar de forma consciente resíduos, com acesso controlado e organizado com depósitos estacionários separados e identificados para cada tipo de resíduo. O local pode receber materiais como entulho de obras, TVs, micro-ondas, sofás e colchões, lâmpadas, móveis, madeira, óleo de cozinha, pilhas, baterias, restos de poda em geral, pneus, entre outros.

O Ecoponto Quintal Jardim Carapina também conta com uma área de lazer que vai proporcionar diversão com aprendizado. O intuito é que além de promover ações concretas socioambientais, também seja construído diariamente a ideia de que a preservação do meio ambiente depende de ações, atitudes, hábitos, costumes e valores tomadas em prol da sustentabilidade no cotidiano.

Ecoponto Quintal Jardim Carapina

Rua Presidente Kennedy, nº 60, Jardim Carapina.

Funcionamento: Segunda a Sábado, das 6 às 18 horas

Tipos de resíduos

Caixas estacionárias individuais para o descarte de podas, móveis e madeiras; entulho da construção civil até 1,5m³ (quinze sacos de rafe), eletroeletrônicos e pneus.

Contêineres para lâmpadas, pilhas e baterias, bem como materiais recicláveis.

Bombona para óleo de cozinha.

O serviço é gratuito e disponível para toda a população.