De Olho no Óleo: preservar nossos rios e lagos é fundamental

Ao todo, 56 bairros já aderiram ao projeto, iniciado no ano passado

De Olho no Óleo: preservar nossos rios e lagos é fundamental

Texto e foto: Márcio Scheppa

Mesmo com tantas campanhas de educação ambiental, ainda tem gente que descarta lixo e entulho de forma incorreta. Outra prática ainda muito comum, é despejar o óleo de cozinha usado, diretamente na pia ou outro local indevido.

Você sabia que uma quantidade pequena de óleo já é suficiente para contaminar uma grande quantidade de água? E que é muito caro tratar a água até que ela chegue limpinha às nossas casas?

Em tempos de crise hídrica é ainda mais imprescindível não contaminar os rios e lençóis freáticos, que é aquela água que fica abaixo do solo. E temos bons exemplos no município.

Desde 2014 algumas comunidades estão fazendo a sua parte, integrando o projeto De Olho no Olho, implementado pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

São atitudes simples do cotidiano, mas que fazem a diferença. Ao todo, 56 bairros já aderiram ao projeto. O município oferece palestras de conscientização, distribui kits para o recolhimento e armazenamento do óleo vegetal usado e ainda ensina os interessados a fabricar um tipo de sabão ecológico com o resíduo recolhido. Esta prática gera economia e renda para os participantes.

Todo o trabalho é feito em parceria com as Associações de Moradores. Com isso, mais de três mil litros de óleo usado deixaram de ir pelo ralo.

Benefícios

A coleta do óleo vegetal domiciliar protege os recursos hídricos, evita problemas no sistema de esgoto, gera renda e reduz os impactos ambientais. O descarte pela pia, vaso sanitário ou ralo compromete o abastecimento e a vida aquática. O óleo também não deve ser jogado no solo, pois causa mau cheiro e atrai insetos, além do risco de atingir o lençol freático.

Como participar

Procure a Associação de Moradores do seu bairro, colete seu resíduo de óleo usado e faça a destinação correta:

1º passo: Espere o óleo esfriar na panela;
2º passo: Despeje o óleo em uma garrafa pet, usando um funil;
3º passo: Feche a garrafa para evitar odores e atrair insetos;
4º passo: Limpe a panela e o funil com um guardanapo e descarte-o no lixo orgânico;
5º passo: Leve a garrafa cheia ao posto de entrega mais próximo.