IPS convoca beneficiários aniversariantes de janeiro a abril pendentes com prova de vida

Eles devem regularizar sua situação o mais rápido possível, para evitar suspensão do pagamento de outubro

IPS convoca beneficiários aniversariantes de janeiro a abril pendentes com prova de vida


Texto: Daniel Nogueira - Foto: Secom/PMS

O Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS) convoca os beneficiários aniversariantes de janeiro a abril que ainda não fizeram a prova de vida para realizarem o procedimento o mais rápido possível e evitar a suspensão do pagamento de outubro.
A prova de vida pode ser feita pelo aplicativo IPS Serra ou presencialmente no Instituto, bastando trazer no dia um documento com foto. Não é necessário agendar. 

A autarquia funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, e fica localizada na Rua Maestro Antônio Cícero, nº 269, em Serra Sede, próximo à Prefeitura.

Caso o beneficiário seja acamado ou não possa comparecer por motivo de doença crônica, o Instituto agendará visita domiciliar para efetuar a prova de vida. Basta que o responsável entre em contato com a autarquia pelo telefone 3089-4800 e peça para transferir para a sala da assistente social Lucinéia.

Esclarecimentos sobre convocação e prova de vida
O IPS já havia realizado ligações e encaminhado mensagens via e-mail, SMS e WhatsApp alertando os beneficiários sobre a pendência com o procedimento. Também, na segunda (6) e quinta-feira (9), publicou o edital de convocação 01/2025, respectivamente, no Diário Oficial da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Dom-Amunes) e no Diário Oficial da Prefeitura da Serra.

Sobre a prova de vida, a autarquia esclarece que se trata de um procedimento obrigatório estabelecido na Lei Complementar 7/2024 e regulado pela Portaria 263/2025. Ele deve ser realizado todo ano, durante o mês de aniversário, de forma presencial ou por meio do aplicativo IPS Serra. 

O procedimento serve para confirmar que o beneficiário está vivo, evitando, assim, pagamentos indevidos (como em casos de falecimento não informados) e protegendo os recursos e equilíbrio financeiro do regime de previdência.