IPS: dois anos de superávit financeiro e 1º lugar do Estado em rentabilidade da meta atuarial

Outro grande destaque do Instituto é a Compensação Previdenciária

Texto: Daniel Vargas - Foto: Secom/PMS

O Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS) completa dois anos de superávit financeiro e é também primeiro lugar do Espírito Santo em rentabilidade da meta atuarial, considerando o acumulado de 2021 a 2023.

De acordo com o Departamento Financeiro da autarquia, o IPS teve um superávit financeiro superior a R$ 15 milhões em 2023 e suas aplicações renderam quase R$ 69 milhões no ano passado.

Outro ponto de destaque do Instituto é a Compensação Previdenciária (Comprev). O IPS arrecadou mais de R$ 6 milhões em recursos em 2023, alcançando um patrimônio superior a R$ 480 milhões.

O termo “meta atuarial” se refere a uma projeção de desempenho esperado dos investimentos realizados por um plano de previdência, de forma a garantir que os pagamentos dos benefícios previstos sejam cumpridos.

Já a Comprev é um mecanismo utilizado para equilibrar o pagamento de contribuições previdenciárias entre diferentes sistemas de previdência social.

E, para que os pagamentos continuem em dia no futuro, o IPS realizará um estudo atuarial ainda no primeiro semestre de 2024, determinando o risco e retorno dos investimentos financeiros e levando em conta aspectos como: valor das contribuições; projeções político-econômicas; mercado financeiro; expectativa de vida; idade dos segurados e evolução dos vencimentos.

Essas informações foram divulgadas aos servidores do Instituto durante a primeira reunião do Planejamento Estratégico de 2024.

“Estamos muito felizes com os resultados. São fruto de um trabalho árduo de equipe e do planejamento traçado juntamente com o prefeito Sergio Vidigal. Nosso objetivo é alcançarmos ainda mais conquistas para os segurados”, disse a diretora-presidente Christiani Vieira.

Investimento também em formações

A Diretoria-Executiva do IPS já definiu algumas capacitações para este ano, voltadas não só aos servidores do Instituto como os da Prefeitura.

De terça a quinta-feira desta semana (12, 13 e 14), os colaboradores da autarquia participarão de um curso focado na Nova Lei de Licitações (Lei Federal 14.133/2021). A Lei será abordada já de acordo com a realidade do município.

E, se você é servidor da Prefeitura, fique ligado! Em junho, o IPS realizará o 2º Seminário Previdenciário da Serra, que contará com a presença de autoridades do Município, órgãos de controle e demais institutos de previdência capixabas.

Além de proporcionar conhecimento aos servidores, o Instituto buscará cumprir com um dos requisitos para manutenção de sua certificação, o Pró-Gestão. Os treinamentos fazem parte das ações do eixo Educação Previdenciária.

Censo Previdenciário

Dentre os pontos levantados durante a reunião do Planejamento Estratégico, a diretora-presidente Christiani Vieira citou a realização do Censo Previdenciário. Ele está previsto para acontecer entre os dias 20 de março e 30 de abril deste ano.

Os objetivos principais do Censo são: garantir a precisão e integridade dos registros previdenciários; prevenir fraudes; assegurar que os benefícios sejam pagos corretamente e identificar possíveis inconsistências nos dados cadastrais dos beneficiários.

Essa revisão periódica é essencial para manter a eficiência e transparência do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). De acordo com o manual da certificação Pró-Gestão, o Censo precisa ser realizado, no mínimo, a cada cinco anos e envolver aposentados, pensionistas e servidores ativos.