Prefeitura da Serra disponibiliza novos serviços no portal eletrônico

O cidadão pode pedir a remoção de veículos em estado de abandono, a licença para food truck e o auxílio bolsa atleta

Prefeitura da Serra disponibiliza novos serviços no portal eletrônico

Texto: Djeisan Maria - Foto: Freepik

Sete novos serviços ofertados pela Prefeitura da Serra podem ser solicitados por meio de processo eletrônico, ou seja, pela internet. No endereço https://prefeiturasempapel.serra.es.gov.br/ , o cidadão pode pedir a remoção de veículos em estado de abandono, a licença para food truck, o auxílio bolsa atleta, além de outras centenas de serviços públicos municipais.

No caso da remoção, para que um veículo seja considerado em estado de abandono, precisa estar estacionado, ininterruptamente, por período superior a 30 dias ou apresentar sinais externos evidentes de abandono ou de impossibilidade de se deslocar por meio próprio, estacionado por período superior a 15 dias.

A licença para funcionamento de food truck pode ser solicitada por pessoas com CNPJ, que tenham curso de boas práticas de manipulação de alimentos, que tenham um certificado específico do veículo, dentre outras exigências.

O auxílio Bolsa Atleta contempla esportistas paratletas que representam o município da Serra em competições locais, estaduais, nacionais e até internacionais. As bolsas variam de R$ 500,00 a R$ 3.500. O número de contemplados chegará a 335 atletas, sendo 34 com bolsas mensais e outras 301 por evento.

Ainda entraram nessa leva de novos processos eletrônicos as solicitações para uso de equipamentos esportivos e culturais, apoio a eventos, prestação de contas e plano de trabalho de emenda parlamentar.

Serra Digital

O programa Serra Digital vem transformando a maneira como os cidadãos interagem com os serviços municipais ofertados pela Prefeitura da Serra com a implantação dos processos digitais. Atualmente, o sistema conta 428 serviços acessados pela plataforma digital, sendo que a maior parte dessa quantidade podem ser solicitados para a administração municipal por pessoas ou empresas.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade explica que o objetivo da transformação digital é facilitar o acesso dos cidadãos e das empresas aos serviços municipais, além de gerar mais eficiência no andamento dos processos.

“Dessa forma, conseguimos dar um retorno mais rápido e mais adequado às pessoas, criando possibilidades de fazer de maneira digital, mas também mantendo o acolhimento e o atendimento para que todos possam se beneficiar”, afirma Pedro.

Confirma a descrição dos novos serviços disponíveis no portal da Prefeitura:

Licença para Food Truck

Objetivo: contempla a autorização de comercialização de alimentos em veículos automotores.

Uso de Equipamentos Esportivos E Culturais

Objetivo: Liberação para uso de equipamentos esportivos e culturais (Ginásios, Arenas, Teatros e Auditórios).

Apoio a Eventos

Objetivo: Solicitação a realização e apoio à eventos públicos do calendário oficial de eventos.

Público: Empresas e Cidadão.

Prestação de Contas

Objetivo: Prestação de contas aos processos relativos à termo de fomento, termo de colaboração e acordo de colaboração (Serra Atleta).

Plano de Trabalho de Emenda Parlamentar

Objetivo: Solicitação de liberação de recursos da emenda parlamentar da LOA do ano corrente.

Público: Empresa e Cidadão.

Remoção de veículos em estado de abandono

Objetivo: Remoção de veículos em estado de abandono das vias municipais.

Público: Cidadão

Auxílio Bolsa Atleta -  Programa Serra Atleta

Objetivo: Chamamento Público para conceder bolsa aos atletas e paratletas que representam o município da Serra em competições locais, estaduais, nacionais e até internacionais

Público: atletas e paratletas serranos