UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE PLANALTO SERRANO A

  • Secretaria: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
  • Descrição:
    • Diretrizes: Prática de co-gestão com metodologia de Apoio institucional, Colegiado gestor, Conselho local, Acolhimento humanizado e Apoio matricial.

      Bairros de Abrangência: Planalto Serrano Bloco A e Bloco C

      Horário de atendimento: 07h00 às 17h00 de Segunda a Sexta-feira.

      Documentos necessários para o acesso ao serviço:

      · Cartão SUS;

      · Cartão da Unidade de Saúde;

      · Comprovante de Residência:

      · Documento de identidade com foto (no caso de crianças, Certidão de Nascimento).

      Requisitos para acesso ao serviço:

      · Ser morador do território de abrangência da unidade de saúde

      · Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência);

      · Apresentar cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento em caso de crianças.

      Formas de acesso ao serviço:

      AGENDAMENTO DE CONSULTAS:

      A unidade de saúde trabalha com agendamento de consultas no prazo máximo de 1 mês. Portanto, caso o usuário deseje agendar uma consulta, uma vez já possuindo seu cadastro, deverá procurar a unidade com antecedência para fazê-lo.

      AGENDAMENTO DE EXAMES LABORATORIAIS:

      O agendamento de exames laboratoriais é diário e a coleta ocorre toda segunda, quarta e sexta feira das 07 às 09h. O prazo médio para agendamento de exames laboratoriais é de três dias úteis.

      AGENDAMENTO DE ESPECIALIDADES:

      O agendamento de consultas e exames especializados é diário e ocorre na Unidade de Saúde de segunda a sexta feira no horário de 08 às 16 horas. As consultas e exames especializados em sua maioria são de responsabilidade do Estado. A unidade de saúde insere os dados da solicitação no sistema SISREG e aguarda a marcação da consulta/exame pelo sistema e comunica ao usuário. O usuário deve manter um telefone de contato atualizado no setor de agendamento de especialidades. Caso deseje saber sobre o andamento de seu agendamento, poderá procurar o setor, com o cartão SUS, para que a consulta seja realizada.

      CURATIVO E VACINA

      Não é necessário agendamento prévio. Nesta unidade a sala de curativo funciona diariamente de 08 as 14 horas e a sala de vacina funciona diariamente no horário de 09 as 15 horas.

      FARMÁCIA

      A dispensação de medicamentos pela farmácia será feita mediante os seguintes requisitos:

      · Apresentação do cartão SUS

      · Apresentação de documento de identidade com foto

      · Receita padronizada pelo município da Serra em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional

      · Receita da rede conveniada ao SUS igualmente em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional

      · O atendimento na farmácia desta unidade ocorre de segunda à sexta-feira de 08 às 17h.

      Serviços oferecidos:

      · Administração e dispensação de medicamentos

      · Agendamento de Consultas

      · Agendamento de exames de Raio X e eletrocardiograma

      · Agendamento de exames laboratoriais

      · Atendimento odontológico adulto e pediátrico

      · Cadastro das famílias por Agente Comunitário de Saúde

      · Coleta de exames laboratoriais

      · Coleta preventivos e entrega de resultados

      · Confecção do Cartão SUS.

      · Consulta com Médico da Família

      · Consulta de Enfermagem

      · Consulta de Pré-Natal

      · Consulta de Puericultura

      · Curativo

      · Entrega de resultados de exames

      · Nebulização

      · Outras ações: Atendimento anti-rábico, Hiperdia, Saúde Mental, Tuberculose, Acolhimento às gestantes, Vigilância ambiental e nutricional.

      · Planejamento Familiar

      · Preparo de Pacientes para consultas

      · Solicitação de agendamentos de consultas e exames especializados

      · Testes Rápidos de gravidez, Hepatites e IST’s

      · Vacinação

      · Visita Domiciliar por Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro, Dentista e Médico

      Apoio aos Serviços de Saúde: Auxiliar de Laboratório, Atendente de Farmácia, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Recepção.

      Prioridade de Atendimento (Lei 10.048, 08 novembro de 2000 e Lei 13466, de 12 de julho de 2017): O atendimento ao público é feito por ordem de chegada com as seguintes prioridades:

      · Portadores de deficiência

      · Idosos com idade igual ou superior a 80 anos (de acordo com prioridade clínica)

      · Idosos com idade igual ou superior a 60 anos (de acordo com prioridade clínica)

      · Gestantes em adiantado estado de gravidez

      · Lactantes

      · Pessoas acompanhadas por crianças de colo.

  • Como Acessar:
    • OBS: Excetuando-se USUÁRIOS AGENDADOS (Consultas Agendadas)

    • · OBSERVAR QUE AS SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBEDECERÃO O CRITÉRIO DE PRIORIDADE DE ACORDO COM SEU QUADRO CLÍNICO, CONSIDERANDO O PROTOCOLO DE ACOLHIMENTO EM VIGOR NO MUNICÍPIO.

    • Condições de Limpeza e Conforto: O atendimento realizado está dentro dos padrões de conforto e limpeza, de acordo com os padrões de saúde estabelecidos pela Vigilância Sanitária.

    • A unidade de saúde dispõe de vagas de estacionamento para os usuários. 

    • Tempo de Atendimento: O tempo de espera para atendimento presencial varia de acordo com o serviço procurado. As consultas Médica, Odontológica, de Enfermagem, são agendadas previamente de acordo com os horários e as especificidades de cada profissional.

    • Consultas de urgência e intercorrências são realizadas por ordem de gravidade, as unidades ofertam escuta qualificada através de Acolhimento.

    • Identificação e telefones dos setores:

    • · Recepção: 3251-9270

    • · Administração: 3251-9002/ 99962-5860 

    • Formas de comunicação com o usuário:

    • Diretamente na unidade, por telefone ou Agente Comunitário de Saúde.

    • Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:

    • · Ouvidoria através de Telefone ou Email:

    • o Telefones: 3291-2011

    • o Email:  ouvidoria@serra.es.gov.br 

    • o Site: http://transparencia.serra.es.gov.br/Canal.Atendimento.aspx?CanalAtendimentoId=2 

    • Valores: Ética, Respeito, Controle Social e Solidariedade.

  • Horário de atendimento presencial:
    De segunda a sexta-feira, 07h00 às 17h00
  • Telefones:
    (27)3251-9270 / (27)3251-9002
  • Endereço:
    Planalto Serrano Bloco A e Bloco C - - Serra/ES