UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS
- Secretaria: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
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Descrição:
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências.
O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192. Se necessário o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.
Horário de Atendimento: 24 horas por dia, sete dias por semana
Requisitos para acesso ao serviço: Não há exigências
Formas de acesso ao serviço: Porta aberta - Demanda espontânea
Serviços oferecidos: Atendimento clínico adulto e pediátrico, raio-X, e etrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, além do atendimento odontológico de emergência. Aos finais de semana e feriados são realizados atendimentos para acidentes com mordedura / arranhadura de animais - risco para raiva e com risco para tétano.
Prioridade no atendimento: A UPA utiliza a Classificação de risco para organização do atendimento de acordo com a gravidade do paciente. Todas utilizam o Protocolo Manchester, baseado em cores, para a devida identificação, que funciona da seguinte forma:
Vermelha – Emergência – risco de perder a vida – atendimento imediato;
Laranja – Muito urgente – risco de perda de função de órgãos – atendimento em até 10 minutos;
Amarelo – Urgente – condição que pode se agravar sem atendimento – atendimento em até 60 minutos;
Verde – Pouco urgente – baixo risco de agravo à saúde – atendimento em até 120 minutos;
Azul – Não urgente – sem risco – encaminhamento à unidade de saúde de referência – atendimento em até 240 minutos.
Pacientes graves: são encaminhados diretamente para a sala de Emergência. Se necessitarem de internação por um período maior que 24 horas, seus nomes serão inseridos na central de regulação para aguardarem a vaga em um dos hospitais do Estado.
Pacientes em observação: são encaminhados para o Setor de Observação e nele permanecem por, no máximo, 24 horas. Se necessitarem ficar mais tempo em observação, a equipe providenciará a transferência para os hospitais de referência. As transferências são feitas de forma segura, em ambulância do município, do estado ou, quando necessário, na ambulância do SAMU.
Pacientes em estado pouco urgente: recebem atendimento médico e medicação. Se o médico achar necessário, a UPA oferece suporte para exames laboratoriais de emergência e raio-x.
Atendimento odontológico de urgência e emergência: casos de dor intensa, inflamações ou traumas em dentes e boca.
Quando procurar a UPA:
Parada cardiorespiratória
Dor no peito/dor cardíaca
Falta de ar/dificuldade para respirar
Convulsão
Vômitos ou diarreias que não param
Vômitos com sangue
Dor abdominal, de moderada a grave
Dor de cabeça intensa
Rigidez na nuca
Queda súbita de pressão
Elevação de pressão arterial, a partir de 160×100 MMH
Dor aguda
Alergia severa (coceira e vermelhidão intensa pelo corpo)
Envenenamento
Tentativa de suicídio
Dor e inflamação nos dentes
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Como Acessar:
Locais de acesso:
Upa de Serra Sede
Endereço: 306, R. Alfredo Calmom, 162 - Maria Niobe, Serra - ES, 29176-283 - Telefone: (27) 3291-5498
Upa de Carapina
Endereço: Av. Norte Sul, s/n - Rosário de Fátima, Serra - ES, 29176-439 - Telefone: (27) 3341-1064
Para manifestações sobre a prestação de serviços:
Ouvidoria:
Telefone: 3291-2011
E-mail: ouvidoria@serra.es.gov.br
Site: http://transparencia.serra.es.gov.br
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Horário de atendimento presencial:
TODOS OS DIAS 24 HORAS -
Telefones:
(27)3291-5498 / (27)3341-1064 -
Endereço:
Upa de Serra Sede/Upa de Carapina - - Serra/ES