UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS

  • Secretaria: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
  • Descrição:
    • A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências.

    • O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192. Se necessário o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.

    • Horário de Atendimento: 24 horas por dia, sete dias por semana

    • Requisitos para acesso ao serviço: Não há exigências

    • Formas de acesso ao serviço: Porta aberta - Demanda espontânea

    • Serviços oferecidos: Atendimento clínico adulto e pediátrico, raio-X, e etrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, além do atendimento odontológico de emergência. Aos finais de semana e feriados são realizados atendimentos para acidentes com mordedura / arranhadura de animais - risco para raiva e com risco para tétano.

    • Prioridade no atendimento: A UPA utiliza a Classificação de risco para organização do atendimento de acordo com a gravidade do paciente. Todas utilizam o Protocolo Manchester, baseado em cores, para a devida identificação, que funciona da seguinte forma:

    • Vermelha – Emergência – risco de perder a vida – atendimento imediato;

    • Laranja – Muito urgente – risco de perda de função de órgãos – atendimento em até 10 minutos;

    • Amarelo – Urgente – condição que pode se agravar sem atendimento – atendimento em até 60 minutos;

    • Verde – Pouco urgente – baixo risco de agravo à saúde – atendimento em até 120 minutos;

    • Azul – Não urgente – sem risco – encaminhamento à unidade de saúde de referência – atendimento em até 240 minutos.

    • Pacientes graves: são encaminhados diretamente para a sala de Emergência. Se necessitarem de internação por um período maior que 24 horas, seus nomes serão inseridos na central de regulação para aguardarem a vaga em um dos hospitais do Estado.

    • Pacientes em observação: são encaminhados para o Setor de Observação e nele permanecem por, no máximo, 24 horas. Se necessitarem ficar mais tempo em observação, a equipe providenciará a transferência para os hospitais de referência. As transferências são feitas de forma segura, em ambulância do município, do estado ou, quando necessário, na ambulância do SAMU.

    • Pacientes em estado pouco urgente: recebem atendimento médico e medicação. Se o médico achar necessário, a UPA oferece suporte para exames laboratoriais de emergência e raio-x.

    • Atendimento odontológico de urgência e emergência: casos de dor intensa, inflamações ou traumas em dentes e boca.

    • Quando procurar a UPA:

    •  Parada cardiorespiratória

    • Dor no peito/dor cardíaca

    • Falta de ar/dificuldade para respirar

    • Convulsão

    •  Vômitos ou diarreias que não param

    •  Vômitos com sangue

    • Dor abdominal, de moderada a grave

    • Dor de cabeça intensa

    •  Rigidez na nuca

    •  Queda súbita de pressão

    •  Elevação de pressão arterial, a partir de 160×100 MMH

    •  Dor aguda

    • Alergia severa (coceira e vermelhidão intensa pelo corpo)

    • Envenenamento

    •  Tentativa de suicídio

    •  Dor e inflamação nos dentes

  • Como Acessar:
    • Locais de acesso:

    • Upa de Serra Sede

    • Endereço: 306, R. Alfredo Calmom, 162 - Maria Niobe, Serra - ES, 29176-283 - Telefone: (27) 3291-5498

    • Upa de Carapina

    • Endereço: Av. Norte Sul, s/n - Rosário de Fátima, Serra - ES, 29176-439 - Telefone: (27) 3341-1064

    • Para manifestações sobre a prestação de serviços:

    • Ouvidoria:

    • Telefone: 3291-2011

    • E-mail: ouvidoria@serra.es.gov.br

    • Site: http://transparencia.serra.es.gov.br

  • Horário de atendimento presencial:
    TODOS OS DIAS 24 HORAS
  • Telefones:
    (27)3291-5498 / (27)3341-1064
  • Endereço:
    Upa de Serra Sede/Upa de Carapina - - Serra/ES