Alunas de Belvedere recebem homenagem do Dia das Mães

Alunas são mães e estudam no programa Educação para Jovens e Adultos (EJA)

Alunas de Belvedere recebem homenagem do Dia das Mães


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (06), às 19 horas, 26 estudantes da EMEF Belvedere receberão uma homenagem da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. As alunas são mães e estudam no programa Educação para Jovens e Adultos (EJA), na unidade de ensino localizada no bairro Belvedere. 

Algumas delas são idosas e só agora têm a oportunidade de poder estudar. Outras, mais jovens, buscam recuperar o tempo perdido por terem interrompido os estudos. “Eu não tive oportunidade de estudar quando era criança, porque meu pai não deu estudos para as filhas mulheres, só para os homens”, disse a estudante Ângela Maria Santos de Oliveira, de 69 anos. 

Ramá Tamires, de 28 anos, precisou deixar os estudos para cuidar da casa e do avô. “Decidi retornar para ter um futuro melhor para mostrar a minhas crianças o que faz o valor de uma escola hoje em dia”, afirmou a aluna. 

“Situações como essas de Ângela e Tamires retratam a desigualdade entre homens e mulheres nos cuidados com os filhos, o que condiciona as mulheres a se abster de seus direitos em detrimento dos cuidados com os outros, o que reforça a necessidade de políticas afirmativas que reparem esses direitos”, destaca a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Lilian Mota. 

Durante a homenagem, servidoras do Departamento de Enfrentamento à Violência (DENVI) e do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres (DEPOLI) estarão prestando atendimentos às alunas, dando os devidos acompanhamentos caso sejam necessários.