Empoderamento feminino: 30 mulheres da Serra começam curso de eletricista nesta quarta (6)

A formação é uma parceria da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e o Ifes

Empoderamento feminino: 30 mulheres da Serra começam curso de eletricista nesta quarta (6)


Texto: Breno Alexandre - Foto: Pixabay

Uma parceria entre a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) promove um curso de eletricista predial para 30 mulheres da Serra. Nesta quarta-feira (6), às 14h, acontece a aula inaugural no Campus Serra do Ifes.

A iniciativa é do programa Mulheres Mil, do Ifes, e faz parte do conjunto de ações voltadas para o Mês da Mulher. O curso tem o objetivo de promover a igualdade de gênero nas esferas da educação, trabalho, saúde e cultura, além do empoderamento e da autonomia financeira da mulher.

A proposta surgiu a partir de pesquisas que revelaram o aumento de mulheres em busca de cargos anteriormente ocupados por homens. O Ifes percebeu também o aumento de mulheres que procuram o curso e exercem a profissão de eletricista predial.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres Lilian Mota afirma que iniciativas como essa reafirmam a presença feminina em espaços antes ocupados por homens.

“Isso é importante principalmente para o mês voltado à mulher, pois reforça e amplia dos direitos da mulher, além de representar conquistas em diversas áreas, levando à independência e igualdade de gênero”, ressalta.

O programa recebeu 166 inscrições, das quais 30 foram selecionadas. De março a dezembro deste ano, as alunas participarão das aulas que totalizam uma carga horária final de 160 horas.