Prefeitura da Serra recebe iluminação especial para o Agosto Lilás

A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha

Prefeitura da Serra recebe iluminação especial para o Agosto Lilás

Texto: Djeisan Maria - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra é lilás. Durante o mês de agosto, o prédio da sede da administração municipal está iluminado nesta cor para chamar a atenção de quem passa no entorno sobre o mês de enfrentamento à violência contra a mulher.

A Praça Dr. Pedro Feu Rosa, onde estão localizadas as Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) e de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), também recebeu a iluminação especial.

Além dessa ação, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) está promovendo diversas atividades durante o mês como parte da campanha Agosto Lilás. Uma delas será na conta de energia dos munícipes. Neste mês, elas virão com uma mensagem de apoio às mulheres.

A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha em 7 de agosto de 2006. O nome foi escolhido em homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu agressões do ex-marido por 23 anos e ficou paraplégica após uma tentativa de assassinato.

O julgamento de seu caso demorou justamente por falta de uma legislação que atendesse claramente os crimes contra a mulher. Hoje, a lei 11.340/2006 considera o crime de violência doméstica e familiar contra a mulher como sendo “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.